Inicialize seus programas favoritos do botão ‘executar’

Publicado: 5 junho, 2008 por Victor em curiosidades, Windows
Tags:, ,

Você sempre quis inicializar seus programas favoritos escrevendo o nome deles no botão ‘executar’ do Windows mas não sabia como? Bem… eu acabei descobrindo como fazer isso e gostei muito.

Para poder inicializar o seu programa pelo botão executar ele tem que estar, antes de tudo, instalado(ou ao menos em algum local) no seu disco rígido.

Você vai precisar do Windows XP Professional SP 2 e ter privilégios de administrador.

  1. Clique em Iniciar
  2. Configurações
  3. Painel de Controle
  4. Clique 2x no ícone Sistema
  5. Aba Avançado
  6. Clique no botão Variáveis de Ambiente
  7. Na parte das Variáveis do Sistema clique em Nova
  8. Nome da Variável: MEUS_PROGRAMAS (coloque o nome que voce quiser contanto que voce se lembre dele depois)
  9. Valor da Variável: coloque aqui o caminho do executável que voce quer inicializar pelo botão ‘executar (no meu caso eu coloquei o caminho ‘C:\Arquivos de programas\Blender Foundation\Blender’ pois é onde está o arquivo principal do programa, o ‘Blender.exe)
  10. Na Variável de Sistema ‘Path’ clique em editar
  11. No campo Valor da Variável acrescente antes de tudo %MEUS_PROGRAMAS%; (não se esqueça de que entre um caminho e outro é importante ter o separador ; (ponto e vírgula))
  12. Clique em ok 3x (nas 3 janelas que estão abertas).
  13. Pronto!

Para testar se tudo o que foi feito vá em Iniciar > Executar. Digite ‘blender’ (sem apóstrofes, claro) e aperte o enter. Se tudo o que voce fez está correto o programa vai se inicializar numa boa! Para colocar outros programas basta popular a variável MEUS_PROGRAMAS.

Eu sei que alguns programas são nativamente chamados do botão executar numa boa. Por exemplo: mspaint(paintbrush), calc(calculadora do Windows), iexplore(Internet Explorer), winword(Microsoft Word, do Office), explorer(Windows Explorer) entre outros!

Anúncios
comentários
  1. baraldi disse:

    Interessante a idéia, nunca havia pensado em colocar uma outra variavel lá e nela incluir diretorios personalizados.
    A variável de ambiente %PATH% define os diretórios nos quais os arquivos podem ser acessados diretamente sem colocar o caminho completo. Muitos programas colocam o caminho para seus diretorios lá – quando há dificuldade em resolver endereços com espaço, por exemplo – e ela é reconhecida ao resolver endereços no SO.
    Alias as variaveis de ambiente podem ser usadas ao programar arquivos .bat
    Por padrão a %PATH% possui alguns diretórios do sistema como “c:\windows” e “c:\windows\system32” e é por isso que é possível acessar programas como a calculadora e o bloco de notas diretamente.
    O Word já é outra historia, para manter compatibilidade com sistemas antigos existem diversos programinhas – como o winword.exe – na pasta do Windows que apenas chamam outros programas.

  2. paulo sampaio disse:

    sem querer criar caso, mas no linux isso é automático…

    não tem muita utilidade, a menos que vc perca um programa XD já tive de sair procurando executável de um monte de coisa, o pessoal daqui de casa vai instalando em tudo qt é lugar diferente…

    fora isso… outra utilidade seria criar scripts que invocassem programas com alguns parametros, mas isso não veremos no windows por uns tempos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s