Django Project: um framework web de respeito

Publicado: 30 abril, 2008 por Victor em software livre, Windows
Tags:, ,

O novíssimo framework web pra quem quer desenvolver sites de qualidade com muita velocidade.
Tem interesse em testar esta belezura? Então vamos lá!

Vou apenas falar aqui as minhas dificuldades e como eu resolvi elas.

1.)Você vai precisar de alguns softwares para tudo funcionar corretamente:

Pronto? Baixou e instalou cada um destes ítens? Ótimo! Agüenta firme que ainda não acabou.

Pronto!

2.) Depois de instalar estes trocentos programas vamos à configuração do Django.

vá ao CMD(prompt do DOS), vá para a pasta onde voce baixou o Django e digite o seguinte:

python setup.py install

para ver se o django foi instalado corretamente, dentro do shell do python, tente o seguinte:

import django
django.VERSION
# (em maiúsculas mesmo, lembre-se que isto FAZ diferença no python)
(0, 97, ‘pre’) # (a minha versão)

2.1) Crie um site pelo Django

Escolha o local onde voce quer que o django crie a estrutura do seu primeiro site e faça o seguinte:

django-admin.py startproject meusite

Se este comando não funcionar é porque voce se esqueceu de confiurar a variável de ambinete do Django.
Acrescente na classe PATH o caminho par o arquivo django-admin.py

O meu caminho ficou como: C:\Arquivos de programas\Django\django\bin\django-admin.py

3.) Agora vamos à configuração do Apache:

no arquivo httpd.conf que está na pasta(se você não mudou nada na hora da instalação e está com as mesmas versões acima descritas por mim): C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Apache2.2\conf\httpd.conf

Abra o arquivo httpd.conf e acrescente as linhas:

LoadModule python_module modules/mod_python.so

(ATENÇÃO!
corrija o caminho se não estiver certo! Na minha instalação do módulo do python vinha com outro nome no lugar do modules, que é o lugar correto onde o módulo python se encontra.)

Mais pra frente no mesmo arquivo httpd.conf acrescenta as seguintes linhas:

<Directory htdocs\django>
AddHandler mod_python .py
PythonHandler mptest
PythonDebug On
</Directory>

(ATENÇÃO!
O caminho de htdocs\djando é porque eu estou assumindo que meu site estará neste caminho EXATO e que meu site chama-se Django)

Para testar se tudo está certo salve o arquivo httpd.conf e reinicie o apache.

MOSTRAR ARQUIVO DE TESTE EM PYTHON.

MOSTRANDO O OLÁ MUNDO DNADO CERTO.

CONTINUAR….

🙂

Qualquer dúvida consulte o livro de documentação do Django. O Django-Book.

comentários
  1. Roberto Roqueford disse:

    “Novíssimo”?

  2. “Muito novo”? rs rs

Deixe um comentário

