Pesquisador afirma que Moisés usava alucinógenos.

Publicado: 5 março, 2008 por Romolo em Bizarro, curiosidades, Noticias

Saiu no site G1, que o pesquisador Benny Shanon, professor do Departamento de Psicologia Cognitiva da Universidade Hebraica de Jerusalém afirma que Moisés estava sob efeito de poderosos alucinógenos.

No artigo “Time and Mind” publicado em uma revista cientifica Shanon faz essas afirmações e ainda considera que o consumo de psicotrópicos fazia parte dos rituais religiosos dos judeus mencionados pelo livro do Êxodo na Bíblia.

“Em relação a Moisés no monte Sinai, trata-se de um acontecimento cósmico sobrenatural no qual não acredito, ou de uma lenda na qual também não creio, ou, e isso é muito provável, de um acontecimento que uniu Moisés e o povo de Israel sob o efeito de alucinógenos”, afirmou o professor à rádio pública israelense.

Sinestesia

“A Bíblia afirma nesse sentido que ‘o povo vê sons’ e esse é um fenômeno muito clássico, por exemplo na tradição da América Latina, onde se pode ‘ver’ a música”, acrescentou. Ele também mencionou os exemplos da sarça ardente e da Árvore do Conhecimento no Jardim do Éden, indicando que, nos desertos do Sinai egípcio e do Neguev israelense, há ervas e plantas alucinógenas que os beduínos ainda utilizam.

De acordo com o professor Shanon, as sociedades tradicionais xamânicas utilizam alucinógenos em seus ritos religiosos. “Mas essa utilização está submetida a regras muito estritas”, explica. “Fui convidado em 1991 para uma cerimônia religiosa no norte da Amazônia, no Brasil, durante a qual provei um preparado feito com uma planta, a ayahuasca, e tive visões de conotação espiritual e religiosa”, acrescentou.

Segundo o pesquisador, os efeitos psicodélicos das bebidas preparadas com a ayahuasca são comparáveis aos produzidos pelas bebidas fabricadas com o córtex da acácia. A Bíblia menciona essa árvore freqüentemente, e sua madeira é parecida com a que foi utilizada para talhar a Arca da Aliança.

Anúncios
comentários
  1. Diego disse:

    O que teria então Moysés bebido, para partir o mar vermelho??

    Tônico do asterix talvez? rsrsrsrs

  2. marcos disse:

    Quem deve ter tomado alucinógeno foi esse professor, por fazer afirmações tão simplórias a respeito do grande libertador moisés. Que Deus o ajude!!!

  3. baraldi disse:

    O uso de psicotrópicos está fortemente relacionado a espiritualidade de diversos povos. Muitas pessoas observam experiências místicas sob efeito de plantas enteógenas, como a Ayahuasca, por vezes tão intensas que são capazes de mudar a forma de pensar ou sua perspectiva do mundo (ou ainda de livra-las da dependência química de substancias industriais).
    Note que diferente da conversão, onde há a idéia de ser compelido a acreditar em algo, nesse caso trata-se de um encontro pessoal quase espontâneo.
    Não vejo porque tanta repulsa em imaginar que as figuras históricas do cristianismo também tenham passado por tais experiências místicas, afinal estamos falando de plantas – supostamente criadas por Deus – que propiciam experiências de forte ligação com Deus, sendo assim, por vezes, chamadas de ‘divinas’ como a Salvia Divinorium.
    Basta lembrar, por exemplo, que na época tais plantas não eram proibidas e seu uso era comum até questões comerciais e políticas mudarem esse quadro.
    O próprio Jesus, conforme pesquisa publicada na BBC, pode te ter feito uso de psicotrópicos:
    http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/030107_cristorg.shtml

  4. Pedro disse:

    Que o Senhor derrame sua misericórdia naqueles que não O Reconhecem…

    “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.

    Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.”

    Eclesiastes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s