O que é AOR ?

Publicado: 3 março, 2008 por Romolo em curiosidades, Música

Se você convesar com algum roqueiro com mente mais aberta um gosto mais apurado, você já deve ter ouvido falar no termo AOR, mas o que seria AOR ? .. eu poderia jogar uns videos de bandas e falar ouçam por que isso é AOR, mas melhor que isso vamos a sua definição

AOR é conhecido como Album Oriented Rock (alguns chamam de Adult Oriented Rock) a definição no entanto vem da década de 70 ou um pouco antes e a sigla era conhecida da origem de Album Oriented Radio, onde rádios voltadas a um forma mais livre nos EUA preferiam tocar músicas mais longas e mais complexas dos álbuns ao invés de seguir interesses comerciais e tocar singles.

Com a mudança de interesses comerciais ocorridos no final da década de 70 e ínicio da décado de 80 esse tipo de interesse em rádios deixou de existir é o chamado Album Oriented Radio deixou de existir, mas bandas que buscavam músicas mais distantes de singles, e que buscavam um forma músical mais livre e progressiva continuaram a fazer esse estilo de Rock.

O que aconteceu com o passar do tempo é que hoje consideramos AOR, as bandas que seguem essa linha mais progressiva pro Album e que não focam singles, mas um Rock mais clássico, progressivo e orientado e não confundo isso com um Rock pesado.

Muitas bandas são conhecidas bandas de AOR, algumas muito conhecidas outras nem tanto como : Bryan Adams, Chicago, The Doobie Brothers, Electric Light Orchestra, Foreigner, Peter Frampton, George Harrison, Heart, Journey, Alan Parsons Project, Billy Squier, Toto, Sugarloaf… entre outras

Depois posto mais sobre o AOR a partir desta década:
E não poderia de deixar os videos de lado como os que temos abaixo (escolhi dois grandes exemplos de AOR):

O primeiro video não é oficial, mas o importante é a música

Anúncios
comentários
  1. Diego disse:

    Você inventou issaê Romolo??

    Sempre ouvi falar nessas bandas, mas nunca nesse termo…

  2. vanhalenbr disse:

    Podia passar na Wikipedia antes de polemizar hein http://en.wikipedia.org/wiki/Album-oriented_rock

    Aliás se procurar no Google por Album Oriented rock, vai ver diversos tópicos

  3. baraldi disse:

    é eu confesso que já tinha ouvido muitas dessas bandas mas a primeira vez que ouvi esse termo foi com o romiguxu… que no fundo quer dizer “rock romântico para tiozão” estaria Bee Gees classificado entre os AOR?

  4. VanHalenBR disse:

    Não Bee Gess é disco.. vocês estão com a ideia errada de AOR… ele envolve algo mais calmo mas que não deixa de ser progressivo e que tenha um contexto com o album… a sim claro o AOR hoje não é comercial

  5. baraldi disse:

    Todas bandas de citadas realmente são muito boas, mas, na minha opinião, uma classificação que coloca George Harrisson e Eric Clapton no mesmo balaio é no mínimo estranha… hehehe
    Contexto com o album – e álbuns conceituais – são mais que consagrados pelo progressivo então, até aí, nenhuma novidade; e ao meu ver, por exemplo, o que diferencia o trabalho do Phil Colins daquele que fazia no proprio Genesis é justamente o fato de ter se distanciado do progressivo para algo mais melódico (aka pop).

    Obs: isso sem contar o forte teor computacional que existe na expressão “album-oriented”… hehehe

  6. vanhalenbr disse:

    É faz sentido , tanto que hoje o AOR é conhecido por Melodic Rock.. ou seria o Melodic Rock conhecido por AOR ?

    De toda forma um site legal sobre Melodic Rock e AOR é o http://www.melodicrock.com aliás tem altas bandas que recomendo lá

  7. baraldi disse:

    Meu para mim progressivo é um termo que surgiu para designar “bom gosto”, sempre que um gênero insere traços progressivos na musica ainda que vagamente, está na realidade dando um toque de “bom gosto” ao seu trabalho… hahaha
    Genesis em sua faze mais progressiva é muito foda, e até a sobra de refinamento é de altíssima qualidade, veja Steve Hackett.

  8. Danger Danger disse:

    para sermos mais complexos… AOR significa músicas mais trabalhas… sempre existe uma certa confusão entre esses estilos, apesar de serem derivados da mesma base… só que no AOR é muito trabalhado Sintetizadores e guitarras com mais virtuose e técnicas… o Hard Rock já é mais um som crú, falam mais de curtição e etc. já no AOR as músicas são mais trabalhadas. no popular melosas…rsrs só que é claro o AOR foi o estilo que mais se saiu bandas nos anos 80 e ainda prevalece…
    exite uma certa discussão entre fãs.. ex: Van Halen é AOR ou Hard Rock? sem duvida alguma AOR um grande ex é a Jump uma música totalmente comercial… é isso ai pessoal… n sei se deu para entender melhor o estilo AOR mas o recado está dado… boa curtição!

    • Rodrigo Fadel disse:

      Olá amigo,
      Concordo e muito com vc, quando definiu o que é AOR e Hard Rock… eu particularmente gosto dos dois, mas prefiro o AOR. Mas existe uma linha muito tênue entre Hard e AOR, tanto que existem bandas que mesclam esses dois estilos maravilhos, e conseguem fazer algo mais interessante ainda.
      Abraços

  9. Leon disse:

    E Kade a melhor do genero, SURVIVOR e seu grande clássico Eye Of The Tiger?
    Hein

  10. Howe disse:

    clapton e harisson não são AOR….

  11. Eu acho que podemos dizer que AOR são as antigas bandas de rock de arena…com algumas guitarras mais furiosas mas sem baixar a lenha…e com um tuqe mais trabalho e polido ideal para tocar em rádios também…Um grande exemplo para mim é o Jefferson Starship ou Starship…

  12. Miranda disse:

    Parabéns pelo post.Gerou uma discussão didática e de alto nível.Gosto de Stan Bush, Russ Ballard.Um amigo citou o termo melódico.Uma ótima banda com o rótulo de melódico é o Dare. Abraço a todos. Viva a música.

  13. Roni Válence disse:

    Asia,U.K, Survivor, R.E.O Speedwagon também são exemplos de AOR

  14. Marlon disse:

    Ouçam também: Atlantic – Power 1994 [Full Album], Jaded Heart, Mark Free, Frontiline, H.E.A.T, Harem Scarem, The Magnificent, Fair Warning, Danger Danger, Hardline e tantas outras muito boas! Eu diria que AOR é ALGO ÓTIMO ROLANDO pronto! é coisa de se ouvir, é uma música mais cabeça, música trabalhada, letras boas que dizem algo legal, essa é minha definição na minha opinião.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s