Proteja seu mac contra furtos

Publicado: 12 fevereiro, 2008 por Romolo em Mac

Como os users de Macintosh devem saber a arquitetura de um Mac é diferente de um PC, mesmo que ele seja de um modelo com processador Intel, ele tem diferenças estruturais como o Firmware ou Open Firmware no lugar do sistema básico de entrada e saída, entenda isso como BIOS em um PC.

Mas o que isso tem a ver com proteger o Mac contra furtos  ? Tudo o Open Firmware ou EFI (Extensive Firmware Interface) controla todo processo de Boot da maquina, e todo Macintosh vem em seu CD de instalação o aplicativo Firmware Password, que como o nome diz coloca uma senha direto no Firmware da maquina, e assim seu Mac não poderá ser iniciado por discos externos (CD, DVD, etc…), protege o mac de ser iniciado em modos especiais como Single User (ou seja UNIX) e protege dele ser iniciado pelo Startup Manager.

Ou seja, o meliante que furtar seu Macintosh não irá conseguir, formatar, reinstalar o sistema ou trocar a senha da maquina, e ele vai ser obrigado a levar a uma assistência da Apple para remover isso, se você ligar para a Apple (11) 5503-0090 e avisa-los que a maquina foi roubada, na hora que esse produto chegar na assitência, sua maquina será recuperada pela empresa. (Não sei que procedimento eles usam)

Ainda se você quiser proteger mais ou localizar quem roubou seu Mac há um interessante programa chamado Undercover, que age “secretamente” no mac roubado pedindo a senha, e se ela não for digitada a tempo, ou se ela for errada 3 vezes, o programa irá enviar todas informações por e-mail (e para um server de web) ao dono verdadeiro do Mac. Ele pega o IP interno, externo, e dados do roteador, ainda a cada 6 segundos aproximadamente o Undercover tira uma foto de quem esta usando o mac e a envia da mesma forma. Assim fica mais fácil indentificar quem roubou o produto.

E se tudo isso ainda não ajudar, o Undercover simulará um problema de hardware no Mac, escurecendo a tela gradualmente e, quem sabe, fazendo com que o ladrão decida vendê-lo ou até mesmo levá-lo à um centro autorizado da Apple.

Ou seja aliar o Firmware Password + Undercover é uma das melhores formas de você proteger seu mac portatíl de um ladrão e fazer com que seu mac volte de algo forma a uma autorizada da Apple.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s