Kiss copiou secos e molhados ? Nós dizemos que não !

Publicado: 11 fevereiro, 2008 por Romolo em Música

Saiu um matéria muito boa no site Whiplash, aonde desmente de uma vez por toda a história que é divulgada pela MTV Brasil e pelo Ney Matogrosso que o KISS se inspirou nos secos e molhados para suas maquiagens…. é embora parece absurdo, tem muito fã de secos e molhados que defende essa lorota.

O Ney Matogrosso inclusive disse o seguinte ao Jornal do Brasil :

“…o Kiss é que copiou a gente! A banda já era um estrondo no Brasil e fomos ao México. O sucesso lá foi tanto que ficamos mais uma semana. A Billboard tinha publicado uma foto nossa de página inteira e dois empresários americanos quiserem me levar para os EUA. Recusei a oferta: ”Estou começando uma história no meu país e quero dar seqüência a isso”. Não queria acabar como Carmen Miranda. Inclusive disseram que minha imagem era boa, mas que o som tinha que ser mais pesado. Eu não ia mudar nosso som por causa disso. Viemos embora. Uns seis meses depois começou o Kiss, com uma maquiagem como a nossa e um som mais pesado”.

Bem vamos ao fatos apresentados por Rodrigo Rodrigues no Whiplash,

1. Secos e melhados foram ao México em Março de 1974, conforme você pode ver aqui, e o KISS lançou seu primeiro LP (album) já com as mascaras na capa em Fevereiro de 1974, conforme você pode ver aqui.

2. Mesmo já desmentida a história do Ney Matogrosso, você pode encorntrar no Google relatos do livro “Kiss Alive Forever – The Complete Touring History” com fotos (como esta) , que mostra que um ano antes em março de 1973 uma apresentação do KISS com maquiagem… lembrem que Secos e Molhados só apareceram assim em seu LP de agosto de 1973.

Então os fãs mais exaltados de secos e molhados que me desculpem, mas o KISS não copiou eles e se fosse para se inspirar em alguem acho que eles iriam se inspirar em Arthur Brown (1968) , ou em Alice Cooper (1972)… embora eu acredite que esses acontecimentos ocorreram por mera conhecidencia, levando em conta toda revolução cultural que ocorreu na época e levaram diversas pessoas a terem esta atitude.

EDIT  : O texto original é de Emilio Pacheco.

comentários
  1. Diego disse:

    Bah… De boa, eu não duvidaria que o Gene Simmons tivesse copiado o secos e molhados, afinal ele é um verdadeiro bussiness man… mas fatos são fatos. o KISS nunca copiou o secos e molhados e ponto final.

    E o KISS é bem mais legal que o secos e molhados

  2. O que a sigla do nome da banda quer dizer?
    Eu sempre quis saber mas nunca tinha a quem perguntar! rs

  3. VanHalenBR disse:

    A banda na verdade nunca falou que a o nome KISS era alguma sigla, eu acho que no fundo eles nunca pensaram nisso, mas na década de 70 era proveitoso nao desmentir os boatos de Kids in Service Satan ou outras coisas assim, por que naquela época vendia bem ser uma banda do “mal”.

    Mas se você pegar as letras do KISS eles nunca fizeram “culto” ao diabo ou algo assim , as letras do KISS sempre foram ligadas a diversão, mulheres e Rock and Roll

  4. baraldi disse:

    ora, mais isso é uma antiNtese como pode dizer que “diversão, mulheres e Rock and Roll” não são o próprio culto ao cramunhão?!
    A versão que eu ouvi era “Knights In Satan Service”.
    Mas a verdade é que se o KISS come vísceras no almoço ou se copiou secos e molhados, isso para mim não faz diferença as bandas tem estilo totalmente diferentes e as duas são muito boas.

  5. Diego disse:

    “Nunca vi rastro de cobra, nem couro de lobisomem,
    se correr o bicho pega e se ficar o bicho come!
    Porque eu sou é homem,
    porque eu sou é homem!
    Menina eu sou é homem,
    menina eu sou é homem…”

  6. Rodrigo Rodrigues apenas indicou a matéria. O texto original é meu.

  7. Diego disse:

    Quem é Rodrigo Rodrigues?

  8. Rafael disse:

    Diego, esta música que você copiou no seu post de 12 de fevereiro é na verdade do Ney Matogrosso em carreira solo.. o que não tem absolutamente nada a ver com Secos e Molhados, pois o cabeça mesmo do S&M é o João Ricardo, que por sinal.. continuou lançando discos com o nome S&M durante todo os anos 70, 80, 90 e 2000.

  9. phil disse:

    A foto da famosa capa dos Secos&Molhados (c/ as cabeças nas bandejas), onde Ney Matogrosso já aparecia c/ aquela impressoinante maquiagem inspirada no teatro kabuki, foi tirada em 1972 (o disco foi lançado no começo de 73). Já as primeiras aparições do Kiss c/ a mesma maquiagem aconteceram no final de 1974 (Kiss explodiu em 75). Portanto, se alguém copiou foi mesmo a banda norte-americana, é uma questão de datas, basta verificar. Acho difícil haver “coincidência” numa visão tão original e inédita até então, que foi juntar a máscara do teatro milenar japonês ao rock. Os S&M fizeram uma tour de extraordinário sucesso na cidade do México em janeiro de 1974, e, dizem que o cara que se tornaria o empresário do Kiss, quis a todo custo levar Ney pra Los Angeles propondo a ele que cantasse um repertório mais pesado (em inglês, é claro), mas Ney não topou.

Deixe um comentário

