Conheça mais sobre o Qtrax

Publicado: 29 janeiro, 2008 por Romolo em Música, Noticias

Foi anunciado esses dias o serviço de downloads de músicas chamado Qtrax, que promete desbancar o domínio da iTunes Store. O site que já vem causando furror na Internet e em blogs, promete uma biblioteca de 25 milhões de músicas diferentes de livre download, mas com proteção DRM WMA, claro que ainda na versão beta ainda não temos essa quantidade de músicas.

Mas nem tudo são maravilhas, assim como a iTunes Store, esse serviço não será para todos mas para uma seleta lista de 20 países (e esqueça o Brasil esta fora) o motivo de termos tão poucos países na lista são os mesmos que limitam a iTunes Store no Brasil, ou seja problemas de legislação de direitos autorais e problemas para fechar acordos com as representantes de gravadoras locais.

Outro problema apontado no serviço é que como ele usa DRM WMA, ele não será compatível com os iPods ou outros Players menores (conhecidos como iPobre) , somente players que suportam DRM WMA ou seja , cerca de 10% do mercado será compatível. A empresa diz que em meados de abril irá solucionar isso que eles vão disponibilizar um versão compatível com o iPod.

Falando em compatibilidade segue mais um problema no serviço Qtrax, ele se limita apenas ao Windows XP e Vista, e somente em março deve ter uma versão para Mac OS X, se você usa  um sistema GNU (Linux), esqueça ainda não há planos ou anúncios ao sistema.

Ainda há coisas obsucuras no serviço e talvez nem tudo que foi prometido se torne realidade, incluindo algumas gravadoras que dizem que não autorizaram o serviço, mas eles garantem, e conforme matéria do site G1, que grandes empresas vão dar aporte financeiro e embora a música seja gratuita para você , os artistas e gravadoras serão remunerados.

Até por esse motivo de remuneração e distribuição que as músicas mesmo gratuitas necessitarão de DRM. E como a Microsoft é a maior patrocinadora o serviço duvido que no futuro ele seja compatível com iPods, afinal a idéia é que ele só rode mesmo em Windows, e em players que pagam licença de uso do WMA a Microsoft.

Para quem se interessar e morar nos 20 seletos países a partir de hoje , já é possível baixar o Qtrax, no site deles (somente para Windows como já comentei) 

Anúncios
comentários
  1. baraldi disse:

    Música de graça e legal? como é possivel? por quanto é vendida um mp3 atualmente? e como este projeto poderá remunerar esse valor às gravadoras/artistas? só com patrocionio e propaganda?

  2. vanhalenbr disse:

    Pelo que os organizadores dizem (e tem na matéria do G1 que linkei) eles vão levantar a grana por patrocionio e publicidade mesmo… parece mais lorota para chamar atenção pro serviço, né ?

  3. Mafya disse:

    Sei não, quase certeza que os usuarios de linux vão ficar UM BOM TEMPO fora dessa.

  4. Diego disse:

    Pra mim isso parece mais papo de bêbado. Inclusive várias gravadoras já desmentiram a “parceiria” com o Qtrax ae…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s