Software livre da semana: Notepad++

Publicado: 28 janeiro, 2008 por Victor em software livre, Windows
Tags:, , , , , , ,

Você usa muito o Notepad do Windows? Acha péssimo ter que usá-lo porque ele não marca o texto em blocos colunares, não realça a sintaxe da linguagem que você está programando/editando (asp/html/css/java/javascript/sql/vb/pascal)?

Que tal experimentar um editor de texto melhor? Um que grava macros, mostra o número das linhas do documento, é fácil de tabular(indentar) qualquer texto com ele, e possui busca avançada? Também conta com o ótimo recurso de grifar os delimitadores de funções (i.e. ( ),{ },[ ]) para voce não ficar mais perdido!

Site do projeto, site oficial.

Vantagens: tem em português do Brasil. Ainda por cima destaca a sintaxe de mais de 20 linguagens de programação. Possuidiversos plugins que podem ser baixados do site oficial e é LIVRE.

Apenas para plataforma Windows.

comentários
  1. Diego disse:

    parece ser bem bacana… baixei e tudo mas…

    e a porra da seleção por colunas????

    Eu num acho ela… snif.. snif..

  2. Leandro disse:

    EXCELENTE!

    Uso ele há muito tempo e recomendo!

    Quanto à seleção por colunas, é só apertar a tecla ALT quando for selecionar o texto.

  3. Daniel Simões disse:

    Isso tbm se aplica ao PL/SQL Developer…. no Ultra Edit é só apertar ALT+C

  4. Diego disse:

    O UltraEdit humilha também.

    com ele eu conseguia programar classes DAO do java, e gigantes em poucos minutos… huahuahauah

    viva o Ctrl+c e Ctrl+v

  5. Diego disse:

    Caras…

    Muito bom essa bagaça… depois de 5 horas de utilização aqui no trampo, vejo que ele não deve em nada para outros editores pagos, como o UltraEdit.

    principalmente na parte da seleção de colunas, highlight de código e conversão Hexa

    Esse programinha é da lata mesmo!

  6. M.X.SILVA disse:

    Então mano, estou querendo saber a nível de FTP este tal programinha me permite estar fazendo? Se for possível voce estar me passando o caminho da letra eu fico agradecido!!!

    Ènois!!

  7. M.C.BARALDI disse:

    Mano Victor, a nível do mar gostaria de estar deixando meu comentário para estar esclarecendo minhas experiências após estar estando a estar utilizando o programa que esteve a nos compartilhar, doravante “Saca só”… ufa!

    Deveras interessante, muitos dos recursos que sempre quis de um editor de texto, faço minhas ressalvas apenas para os que se aventurarem nele, em especial porque não lida muito bem com o desenvolvimento web em que há diversas linguagens envolvidas no mesmo arquivo como html, php, css, xml, etc.

    No mais, em relação aos seus “concorrentes”, entre eles o pago da micromedia: senti falta de um “repositório de templates” para você inserir código pré-definido; e a completação não é muito eficiente.

    Se você digitar, por exemplo, “border-” do css ele não vai reconhecer o “collapse” que viria depois por causa do ífem; além disso, não mostra a sintaxe das funções, parâmetros, etc.

    Favor corrigir isso para a próxima versão, hahahaha…

  8. vanhalenbr disse:

    Olha para quem usa Mac OS X , eu sei que são poucos, um software neste estilo e muito completo que eu recomendo é o BBEdit (mas não é free) http://www.barebones.com/products/bbedit/

  9. Para M.C.BARALDI:
    É sempre bom contar com usuários avançados. O Baraldi é um destes. Pro que eu uso do programa ele funciona bem MAS eu realmente estou longe de usar os recursos mais avançados do programa.. então fiquem atentos, nos meus posts, aos comentáiors/críticas do Baraldi! ^^

  10. Supimpa! Tudo bem que sou juvenil no quesito “programação”, mas no quesito “melhorando a vida alheia” dou nota 10!

  11. EDUZL disse:

    @Leandro

    Valeu! estava me matando aqui pra selecionar modo coluna! mão na roda esse alt.

Deixe um comentário

